ÕÝ“≥ńŕ»› Banco de Projetos http://acigjovem.com.br Thu, 17 Jan 2019 11:43:14 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Patroc√≠nio Anual 2015 http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/118-patrocinio-anual-2015 http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/118-patrocinio-anual-2015

Projeto anual de patroc√≠nio da Acig Jovem 2015, com a previs√£o de custos de cada uma das a√ß√Ķes que acontecer√£o durante o ano.

A ideia √© aproximar o parceiro da Acig Jovem, al√©m da promo√ß√£o atrav√©s da visibilidade nos materiais, do site e toda m√≠dia onde tiver permiss√£o, tamb√©m possibilitar a abertura de espa√ßos dentro das reuni√Ķes do grupo e do fomento de parcerias, como ofertas exclusivas, planos de investimentos especiais ou mesmo descontos em produtos. O parceiro ter√° espa√ßo para apresentar o seu case dentro das reuni√Ķes e dependendo da cota, ter√° seu nome levado para o restante do estado de Santa Catarina, ao Cejesc.

Clique na mat√©ria para visualizar as apresenta√ß√Ķes com o projeto completo.

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ricardo@deforma.com.br (Ricardo) Banco de Projetos Fri, 31 Jul 2015 14:26:06 +0000
Painel 30 minutos http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/117-painel-30-minutos http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/117-painel-30-minutos

Painel-30-minutos

3 empreendedores, 10 minutos cada, 3 cases.

Objetivos:

Promover a apresenta√ß√£o de cases aos nucleados e apresentar novas oportunidades. Convidar novos empreendedores jovens a participar da Acig Jovem, e com isso aumentar o n√ļmero de nucleados. Possibilita:

  • Nucleado apresentar a sua empresa e/ ou um case interessante;
  • Apresenta√ß√£o de um convidado externo, com uma oportunidade ao grupo;
  • Case empreendedor;
  • Treinamento ou capacita√ß√£o;
  • Espa√ßo patrocinador: fazer com que o patrocinador do n√ļcleo apresente uma proposta.

A ideia:

Unir as bandeiras de capacitação, network e negócios e eventos em um mesmo evento, criando uma forma ágil, prática e de baixo custo para sua realização.
Possibilitar a intera√ß√£o entre os participantes com temas diferenciados e interessantes, aumentando o n√ļmero de nucleados. O Painel deve acontecer prioritariamente dentro do hor√°rio da reuni√£o, sem se tornar cansativo e longo. Com o pouco tempo, o empreendedor foca no que √© importante, aumentando em muito o aprendizado.

No final dos 3 paineis, abre-se para perguntas.

Prazo da ação:

Pré evento: convite aos interessados até 15 dias antes da data prevista, dando tempo de criar e imprimir o material específico do evento.

Evento: Realiza√ß√£o dentro da reuni√£o do n√ļcleo.

A ação:

O evento precisa contar com um intermediador, que se responsabiliza pelo controle do tempo, da condução dos assuntos e do direcionamento das perguntas, a fim de que todos os painelistas possam responder os questionamentos.

O custo da a√ß√£o √© baix√≠ssimo, uma vez que pode ser realizado dentro do pr√≥prio n√ļcleo, apenas com a montagem das cadeiras em formato de painel, ou mesmo estilo ‚Äúroda viva‚ÄĚ. Estrutura sugerida:

  • Marketing: 1 banner padr√£o para fotos, ao fundo dos painelistas.
  • Convite para e-mail e m√≠dias sociais
  • 3 cadeiras/ poltronas para os palestrantes.
  • Cadeiras do audit√≥rio em formato de painel ou de roda viva.
  • 3 empreendedores (externos ou participantes do n√ļcleo)
  • Pode ser convidado algum profissional de √°rea espec√≠fica, como fiscal ou tributos, ou m√≠dias sociais.
  • Receber slides de apresenta√ß√£o antes do in√≠cio do evento, evitando falhas.
  • Ter 1 microfone para os palestrantes e outro para o p√ļblico, caso o espa√ßo seja amplo.
  • Cron√īmetro: Necessidade de controle do tempo. A dica √© deixar um cron√īmetro em que o pr√≥prio palestrante possa ver seu tempo ou que o intermediador avise quanto ao tempo.
  • Intermediador: ter um respons√°vel por intermediar o evento, que pode ser o coordenador ou algu√©m do n√ļcleo.
  • Abrir para perguntas apenas ao final do evento e para os 3 painelistas.
  • Espa√ßo do Patrocinador: os patrocinadores podem levar uma proposta especial.
  • Inscri√ß√£o: dependendo do painel, pode abrir para a cobran√ßa de entradas.
  • Fazer fotos durante o evento e public√°-las nas m√≠dias sociais.
  • Pode criar uma hashtag para acompanhar as publica√ß√Ķes durante o evento.
  • As perguntas podem ser feitas atrav√©s do whatsapp e o mediador poder√° faz√™-las.

O resultado:

Todas as empresas participantes do n√ļcleo tem a oportunidade de se apresentar, levando um tempo bem menor. Grande intera√ß√£o entre os participantes, possibilidade de gerar neg√≥cios e outras oportunidades.

Aumento do n√ļmero de nucleados, pois serve como porta de entrada para conhecer o n√ļcleo, um pouco de suas a√ß√Ķes.

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ricardo@deforma.com.br (Ricardo) Banco de Projetos Mon, 13 Jul 2015 20:58:23 +0000
Feira de Oportunidades http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/107-feira-de-oportunidades http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/107-feira-de-oportunidades

Projeto para gerar oportunidades aos participantes.

Objetivos:

  • Promover as empresas participantes da regional Vale, aproveitar o fluxo de pessoas que participam da AGO em Gaspar e possibilitar a realiza√ß√£o de neg√≥cios.
  • Gerar oportunidades de neg√≥cios ou parcerias.
  • Troca de conhecimento e network. Intera√ß√£o entre os participantes em um ambiente prop√≠cio √† intera√ß√£o.
  • Capacita√ß√£o atrav√©s de workshops de 20 minutos, ministrados pelo Sebrae e por nucleados da regional.

A ideia:

Partindo da premissa que o Cejesc é uma

f√°brica de l√≠deres e que possui membros com muita energia e oportunidades, a ideia da Feira √© possibilitar aos participantes que interajam, se apresentem, se conhe√ßam e que possam al√©m de trocar cart√Ķes, realizar parcerias, trocar ideias e fazer neg√≥cios.
Todas as a√ß√Ķes tem a inten√ß√£o de promover a intera√ß√£o entre os presentes, inclusive no jantar servido ap√≥s a feira, onde a ideia era servir petiscos em mesas de bistr√ī, em que as pessoas ficassem em p√© e circulassem, evitando a forma√ß√£o de pequenos grupos.

Prazo da ação:

Pré evento: convite aos interessados até 15 dias antes da data prevista, dando tempo de criar e imprimir o material específico da feira.
Evento: Realização dentro da AGO, na noite de quinta feira.

A ação:

Levantamento de custos: o valor investido pelo expositor é simbólico, garantindo a participação e o investimento nos materiais que promovem a feira.
Formato de circuito para 50 empresas, 02 salas de workshop para 20 pessoas cada com projetor e microfone, apoio do Sebrae para os workshops.
Modelos de refer√™ncia: Intern√ļcleos da Acib Blumenau e Feira do Empreendedor do Sebrae.
Marketing:
Foram confeccionados materiais específicos para a feira:
‚ÄĘ Backdrop: lona na entrada da feira, com a marca de todas as empresas participantes e dos patrocinadores da AGO.
‚ÄĘ Placas de Identifica√ß√£o: feitas em PVC identificam os espa√ßos das empresas e tamb√©m servem como ‚Äútrof√©u‚ÄĚ de agradecimento pela participa√ß√£o.
‚ÄĘ Crach√°s: o mesmo utilizado na AGO.
‚ÄĘ Espa√ßo do Patrocinador: os patrocinadores da AGO tem espa√ßo especial e maior.
‚ÄĘ M√≠dias Sociais: publica√ß√£o nas m√≠dias da programa√ß√£o, das empresas participantes e das palestras.
‚ÄĘ Inscri√ß√£o nas palestras: fichas de inscri√ß√£o nas palestras na hora do credenciamento.

O resultado:

Grande interação entre os participantes, lotação em todos os workshops (acima do esperado) e realização de negócios no evento.
A realização da feira motivou a participação de pessoas da regional que dificilmente vão em AGOs, aumento de participantes, integração da regional em prol de um objetivo em comum (sucesso da AGO).
Todas as empresas presentes tiveram a oportunidade de apresentar-se, o que normalmente fica restrito a 3 ou 5 empresas. Quem era de fora da regional pode conhecer as empresas locais, coisa que mesmo conhecendo as pessoas do Cejesc, n√£o sabe com o que trabalha. Forte incremento na troca de cart√Ķes e possibilidade de neg√≥cios.

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ricardo@deforma.com.br (Ricardo) Banco de Projetos Thu, 30 Apr 2015 21:27:15 +0000
Quero Internet na minha cidade! http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/57-quero-internet-na-minha-cidade http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/57-quero-internet-na-minha-cidade

Projeto para abrir concorrência e melhora do sinal de internet na cidade de Gaspar/ SC.

Objetivos

  • Melhora e amplia√ß√£o do sinal.
  • Aumento do custo/ benef√≠cio, com a diminui√ß√£o do valor e amplia√ß√£o do sinal.
  • Aumentar a √°rea de cobertura na cidade.

A ideia

Surgiu por acaso quando os nucleados chegavam na Associa√ß√£o empresarial para as reuni√Ķes da Acig Jovem, quando tentavam fazer o check in, o sinal 3G e wi fi dificultavam a sua realiza√ß√£o. Todos reclamavam do sinal, m√°ximo de 1mb no centro da cidade.
A oportunidade encontrada foi um cadastro no site da GVT (não é propaganda da empresa, mas aquela que oferece um espaço para realização da ação), "Quero GVT na minha cidade/ bairro".

Prazo da ação

Em torno de 8 meses, da ideia inicial até a instalação e comercialização dos pontos.

A ação

A operadora Oi, resultado da dissolução da Brasil Telecom, distribui o sinal "por obrigação" a todas as cidades do estado.
Levantamento dos interesses do município acerca da exploração do sinal de internet, saber se existem concessão e exclusividade na exploração do sinal de telefonia e internet, e também qual o prazo de extinção.
Contato com os empresários da cidade, principalmente os que trabalham com venda de hardware e equipamentos de informática ("Se você compra um computador, vai precisar de internet, então já acessa aqui o site e faça seu cadastro por uma internet melhor"), porque uma solicitação em massa rende muito mais resultados que o pedido sozinho. Convite para que todos façam o seu cadastro no site da GVT e assim essa empresa entender que existe demanda suficiente para instalação de sinal na região. As grandes empresas também aumentam a força da campanha.
√Č importante frisar que a empresa s√≥ ir√° instalar e distribuir o sinal caso veja que tem demanda, caso contr√°rio n√£o o far√°. A localiza√ß√£o de Gaspar tamb√©m contribuiu para a instala√ß√£o da GVT, cidade central do Vale do Itaja√≠, entre Blumenau, Itaja√≠ e Brusque, e tamb√©m Balne√°rio Cambori√ļ.
Campanha de divulga√ß√£o em m√≠dia na cidade, jornal, r√°dio, site do n√ļcleo e da associa√ß√£o, Facebook e outras m√≠dias sociais, principalmente pelo Twitter. Quanto maior a m√≠dia, melhores os resultados, e sempre incluindo o link do site da GVT, que pode ser um redirecionamento do site do n√ļcleo, que √© melhor inclusive para medir os resultados.
Em todas as oportunidades, em eventos realizados pelo grupo, a divulgação da campanha era comentada. Foi relativamente fácil a massificação da campanha, pois todos os cidadãos estavam insatisfeitos com a internet, sabendo da possibilidade de uma nova empresa, o boca a boca foi automático.
√Č importante deixar claro que a campanha √© para concorr√™ncia do sinal de internet na cidade, e que o n√ļcleo n√£o √© respons√°vel pela qualidade do sinal, pois √© poss√≠vel e prov√°vel que no in√≠cio o sinal seja inst√°vel.
Também foram contatadas outras empresas, como a Sul Internet (nucleado ACII Jovem de Itajaí) que apresentou o serviço em reunião da Acig Jovem de Gaspar. No entanto o menor trabalho e maior resultado para o caso de Gaspar foi com a GVT.

O resultado

Com a nova concorrente, a Oi melhorou o sinal, de pronto elevando para 10mb e renegociou os valores dos planos.
A GVT antecipou a instalação dos armários para distribuição do sinal, pois com a confirmação da vinda da empresa para Gaspar, e necessidade de novo cadastro por telefone, percebeu que a quantidade de pessoas interessadas era muito grande, gerando retorno para a empresa.
A GVT chegou como "Deus" na cidade, imagina não precisar fazer campanha, todo mundo pedindo seu produto, e logo na chegada vender todo o seu estoque disponível, além disso, uma extensa fila de espera. Provavelmente o valor investido pela GVT em Gaspar foi pago em poucos meses.
A concessionária da GVT na cidade contribuiu com um patrocínio na AGO de Gaspar, no valor da cota mínima.
Visibilidade para o n√ļcleo rec√©m-criado. Maior credibilidade, visibilidade, aumento do n√ļmero de nucleados, engajamento dos envolvidos. Reconhecimento da sociedade.
Prova de que o associativismo funciona, tem força e promove ganhos para todos que participam. Uma necessidade comum, que estava gerando prejuízos ao município e que foi sanado com uma campanha simples, praticamente sem custos.

gvt acig

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erick@deforma.com.br (Erick) Banco de Projetos Mon, 28 Oct 2013 13:52:55 +0000
Projeto AGO Gaspar 2013 - Material http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/56-projeto-ago-gaspar-2013-material http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/56-projeto-ago-gaspar-2013-material

Confira o projeto da AGO Gaspar 2013, caso tenha interesse, utilize como refer√™ncia para futuras AGOs. Apresenta√ß√£o das a√ß√Ķes entre 2012 e agosto 2013, projeto em pdf para dowload e check list com tabela financeira, levantamento de valores para patroc√≠nio e sugest√£o de a√ß√Ķes.

Baixe o projeto, resumo do que foi realizado na AGO 2013 em Gaspar. Serve como roteiro, s√≥ n√£o esque√ßa de cumprir as solicita√ß√Ķes do Cejesc, principalmente em rela√ß√£o a Assembleia.

Baixe o Projeto (PDF)

No check list tenha as planilhas que utilizamos (os valores s√£o ilustrativos).

Baixe o checklist do Projeto (XLS)

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erick@deforma.com.br (Erick) Banco de Projetos Mon, 28 Oct 2013 11:37:48 +0000
Folder de Cases de Jovens Empreendedores http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/55-folder-de-cases-de-jovens-empreendedores http://acigjovem.com.br/banco-de-projetos/item/55-folder-de-cases-de-jovens-empreendedores ]]> erick@deforma.com.br (Erick) Banco de Projetos Mon, 28 Oct 2013 11:33:31 +0000