SEJESC 2015 Bate papo empresarial

201506-SemanAJE-Gaspar-6

Durante a semana de incentivo ao jovem empreendedor catarinense, SEJESC, ocorreram eventos em todo o estado. Promovidos pelo Cejesc - Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina, e realizados pelos núcleos jovens das associações empresarias de cada cidade, reuniu mais de mil jovens para compartilhar o conhecimento sobre empreendedorismo.

Em Gaspar, onde foram realizados 2 eventos, o foco foi o network e amizade e Cri$e, seja criativo. Divagado pelos membros da Acig Jovem, uma característica importante em momentos de crise é a realização de negócios com quem você conhece, que tenha afinidade, que faça parte do seu network. A importância desse evento é criar pessoas mais preparadas para daqui a pouco entrar no mercado de trabalho.

O evento na regional do Vale do Itajaí começou

com a apresentação do case da Osterfest, em Pomerode. O evento contou com a participação dos alunos da Escola José Bonifácio, e que em breve podem abrir a própria empresa ou assumir o negócio da família. "Atividades como essa contribuem para estimular o empreendedorismo e demonstrar ações e desafios do mundo corporativo. Muitos desses jovens que vão entrar no mercado de trabalho, podem também se tornar empresários e é importante conhecer um pouco desse mundo, a exemplo do associativismo entre empresas, algo muito mais prático para alavancar um negócio", cita Albert Sabin, Consultor Regional da Facisc.

Bate papo com empresário e Almoço de Negócios

Em Gaspar a Sejesc contou com a presença de 40 participantes, que ouviram a criatividade e soluções práticas e diferenciadas de dois empresários de sucesso na cidade e região. Sem medo de compartilhar o conhecimento, Sebastião Schmitt - Seba da Like Fitness, falou de como a partir de uma demissão construiu a sua empresa que hoje é a maior rede de academias de Gaspar e uma das maiores da região. Falou sobre as ideias de ampliação, de como driblar a sazonalidade do negócio através de eventos como o Cross fit e investimento em publicidade, como a campanha em que as mães ganham uma semana de academia grátis na semana do Dia das Mães. Seba também reforçou da importância de participar do núcleo de academias da Acib, onde, relata, compartilha as dificuldades comuns do ramo de atuação, e percebe que a categoria como um todo pode se fortalecer.

Na sequência Douglas Campestrini da Rede Top Mocam, contou do mercado que era de seus pais, começou a mudar no momento em que ele estudava, e que junto com outros amigos montaram a Rede Top, com o objetivo de realizarem compras de produtos em conjunto e aumentarem o poder de barganha, assim competindo com as grandes redes que se instalavam na região.

O evento pelo Vale

Além de Pomerode e Gaspar, outras 3 cidades do Vale do Itajaí contaram com eventos.

Em Blumenau o case foi de Marco Merini, empresário das casas Rosa Mexicana e Mortadella, mas que contou dos desafios que o mercado lhe impõem, desde a cobrança dentro de casa, a vontade de criar um negócio próprio até o que o mercado lhe prega, como a recente necessidade de mudança de endereço de seu restaurante Mortadella, que culminou com a alteração da estratégia de atuação, principalmente pelo tamanho do espaço. Ana Bilbao, coordenadora da Acib Jovem de Blumenau, cita que o espírito jovem é que cria o diferencial das novas empresas hoje.

Na terça feira foi dia de palestra sobre Marcas em Brusque, um debate sobre a importância do registro, dificuldades e esclarecimentos de dúvidas.

Em Timbó Foi realizada uma palestra de 60 minutos com o empresário Sr. Wolfgang Rudolph e em seguida uma visita técnica na empresa Rudolf Usinados, empresa que fornece auto peças para todas as montadoras automotivas do Brasil, e que desde o seu início teve foco em qualidade, nunca concorrendo por preço.

Confraternização: a festa dos amigos

Depois de toda a semana em eventos, a Acig Jovem participou do 9º Stammtisch de Gaspar, promovido pelo jornal Cruzeiro do Vale. Apesar de muita chuva, contou com grande presença de público e com muita alegria na barraca dos jovens empresários, que prepararam uma deliciosa feijoada, aquecendo o friozinho do dia.

201506-SemanAJE-Gaspar-Stamm

201506-SemanAJE-Pomerode-2