AGO Tubarão 2015 A Posse da AJET

201506-AGO-Tubarao-5

No mês de junho foi a etapa Sul das AGOs do Cejesc, com a cidade anfitriã Tubarão.

A programação teve início com o evento de posse da nova diretoria da AJET - Associação de Jovens Empresários de Tubarão, onde discursaram entre autoridades do município, o ex coordenador Rafael Silvério e a nova coordenadora Carolina Winkler, com um discurso marcante enfatizando benefícios do associativismo.

A importância do associativismo

Fugindo do protocolo, Carolina agradeceu o fato de poder contar com pessoas dispostas a ajudar e que apenas graças ao network conquistado no Cejesc pode ajudar a salvar a vida de sua sobrinha. Em seu discurso emocionante, contou que após o nascimento da sobrinha, esta adoeceu, e

que a cidade e a região não contavam com vagas em UTIs. Através do associativismo conseguiu uma vaga em hospital no oeste de Santa Catarina, com transporte em UTI móvel em carater de emergência.

O painel e o jantar

Na sequência, aconteceu um painel com 2 empresários jovens locais.

No primeiro a apresentação do case da Smart shop, que nasceu em 2014 a partir de uma viagem pela Europa, onde os sócios do empreendimento perceberam um nicho de negócio não explorado no Brasil, que é o de automachine, ou autoatendimento por máquinas. Com a ideia formada, avaliaram custos e prazos de retorno e resolveram investir na montagem da primeira loja, na cidade de Tubarão. A ideia deu tão certo que já insvestiram em outras 2 lojas, e estão estudando a possibilidade de abrir franquias em outros lugares do Brasil.

No segundo case, a história da marca Empty, cujo empresário e seus amigos decidiram viajar para surfar, e para financiar a viagem decidiram pedir ajuda a um empresário do segmento de surf. Na história, conta que deu tudo errado nessa primeira reunião, mas que a persistência no contato permitiu que eles não recebecem dinheiro, mas produtos da empresa, e que sairiam com a meta de abrir mercado. A ideia deu certo, conseguiram atingir as metas, além de trabalharem 1 mês inteiro para passar outros 5 surfando. Após essa experiência, e de repetir outras vezes, decidiu abrir a própria grife. Já conhecia o mercado, contou com a ajuda de muitos amigos, que inclusive viraram modelos da marca, e assim constituiu a empresa, cresceu e hoje tem outras 2 marcas.

A visita técnica e a AGO

Na sexta pela manhã, ocorreu a visita técnica na empresa Unividros, com a apresentação do case empresarial, e a visita na fábrica.

Durante a AGO ocorreu um debate sobre o Feirão do Imposto, a necessidade de se reinventar, para que não seja apenas mais uma liquidação de produtos encalhados. É inegável a importância para o movimento, assim como o legado de conscientizar as pessoas sobre o fato que todos pagam impostos, e o pior, que o retorno desses impostos é muito aquém do pago. A pergunta que se fez é: Que resultados espera do Feirão do Imposto? e a outra é: O que pode ser feito?

Douglas Waltrick - presidente da Acig Jovem, apresentou no evento um aplicativo de Biblioteca Virtual, que já é utilizado em Gaspar, e que agora será disponibilizado para os demais núcleos do Cejesc.

Ao final da reunião, os núcleos da regional Sul apresentaram os resultados dos eventos realizados.